Ato público mobiliza comunidade universitária

Na manifestação, vários grupos defenderam o voto paritário como forma mais adequada de se democratizar a UnB

Na Mesa, professores, estudantes e servidores

Na Mesa, professores, estudantes e servidores

O  ato público em defesa da paridade na Universidade de Brasília (UnB), reuniu, na manhã desta quarta-feira (28), representantes dos movimentos estudantil, docente e dos servidores técnico-administrativo e da Reitoria.

Ex-aluna da UnB, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), disse que vai apresentar um projeto de lei na Câmara dos Deputados para alterar as atuais regras de eleição de reitor e garantir igualdade no peso dos votos.

Na manifestação, os discursos relembraram a história da UnB e do movimento estudantil do país, bem como das mobilizações de professores e de servidores pela democratização da educação superior e da gestão das universidades públicas.

O representante do Andes-SN, Luiz Henrique Schuch, fez um paralelo o dia de hoje, em que o Comitê em Defesa pela Paridade realizou a mobilização pela democratização da eleição para reitor na UnB com o dia 28 de março de 1968, data em que o estudante Edson Luiz de Lima Souto foi assassinado pela polícia da Ditadura Militar quando os estudantes organizavam uma passeata relâmpago para protestar contra a alta do preço da comida no restaurante Calabouço.

Ele lembrou ainda que a eleição de reitor está vinculada ao financiamento da universidade pública e, ao mesmo tempo, à concepção de universidade pública defendida há décadas pelo Andes-SN.

Representantes de todos os grupos que participaram do ato público lembraram da importância de a UnB não retroceder na decisão de ser democrática e, este ano, repetir a mesma experiência de 2008: eleger o reitor pelo método paritário. No entendimento dos defensores da paridade, a universidade precisa evoluir no caminho da democracia.

Anúncios

Sobre unbparitaria

Comité Pró-Paridade em ação na UnB por eleições paritárias para reitor. Todo mundo vale o mesmo peso!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s